Os voluntários da SSVP vivem da caridade, isto é, “amor altruísta pelos outros”. Além do ato humanístico de solidariedade, eles escolhem se envolver para se doar e entrar em um relacionamento verdadeiro com os outros, a longo prazo. O apoio humano personalizado tem precedência sobre a assistência material, mesmo que isso seja necessário. Além dos pobres, dos migrantes, dos sem-teto, o voluntário olha para a outra pessoa como pessoa.

A SSVP sempre age localmente: no coração de bairros, cidades, aldeias ou no campo. Voluntários trabalham perto de suas casas. Ajudam pessoas pobres e isoladas onde vivem: pessoas sem abrigo, idosos solteiros, famílias pobres, desempregados, famílias monoparentais, migrantes, etc. Historicamente, a ação principal da SSVP é a visita domiciliar.

É a condição de uma ação positiva e efetiva em uma equipe, apoiar-se, aconselhar-se, compartilhar a mesma espiritualidade. Entre os voluntários e aqueles que eles ajudam: o apoio personalizado e de longo prazo promove vínculos fortes. A amizade entre voluntário e assistido é muito frequente na SSVP. É por isso que muitas pessoas, primeiro ajudadas pela associação, tornam-se voluntárias por sua vez.

Voluntários e sua Conferência são da iniciativa de suas ações. Eles são responsáveis ​​e autônomos. O Conselho está lá para federá-los localmente e acompanhá-los. Esses departamentos são eles próprios federados a nível nacional e, assim, tecem uma única grande rede de caridade.